Comunicação

Por uma comunicação que emociona


Sempre fui muito sensitiva. Talvez por ser mulher, talvez pelas experiências que me moldaram. Fato é, no entanto, que me sentia um peixe fora d’água, pois percebia nos processos de comunicação uma ênfase excessiva na normalização e no burocrático, enquanto a emoção se restringia a um status de menor importância.

Trabalhando com web, a relação emocional com as marcas ficam mais exacerbadas e visíveis, sobretudo por serem componentes de um sistema visível e aberto aos interagentes. Muito antes da internet passar de tendência à realidade, porém, eu já reforçava a necessidade de um olhar cuidadoso ao que mobiliza qualquer ser humano: a emoção. Na comunicação interna, no terceiro setor, nos empreendimentos particulares, atingir o hemisfério direito do cérebro é vital para que os objetivos de comunicação e de gestão sejam alcançados. Engajar, proporcionar vivências e relações marcantes, planejar num sistema que considere e harmonize expectativas são objetivos que dificilmente podem ser alcançados sem emoção. Maturana (2002) propõe que

não é a razão o que nos leva à ação, mas a emoção. Cada vez que escutamos alguém dizer que ele ou ela é racional e não emocional, podemos escutar o eco da emoção que está sob essa afirmação, em termos de um desejo de ser ou de obter. Cada vez que afirmamos que temos uma dificuldade no fazer, existe de fato uma dificuldade no querer, que fica oculta pela argumentação sobre o fazer. […] Há uma certa sabedoria consuetudinária tradicional quando se diz “Pelos seus atos os conhecereis”. Mas o que é que conheceremos observando as ações do outro? Conheceremos suas emoções como fundamentos que constituem suas ações.

É necessário evocar um lado mais humano à formação dos comunicadores, às custas de, se não o fizermos, termos um campo de trabalho meramente tecnicista. É imprescindível mudar a curva: dar à emoção o caráter estratégico que ela merece nos processos de comunicação. Obviamente, não reduzo a importância de resultados quantitativos, por exemplo, mas defendo que, ao fazer parte e ser ativada durante o ciclo objetivo-processo-resultado, a emoção potencializa os feedbacks à marca.

Mário Sérgio Cortella, um filósofo que gosto muito por suas provocações acerca da vida contemporânea afirmou em entrevista ao site Planeta Sustentável “Eu me recuso a ser apenas algo que passa. Eu desejo que exista entre mim e o resto da vibração da vida uma conexão. Essa conexão é exatamente a construção do sentido: eu existo para fazer a existência vibrar”. Penso que assim deve ser a comunicação: que mexe, inquieta, gera buzz, faz borbulho entre os atores do campo pela vibração que provoca nos sentidos.

Uso este espaço a favor da sensibilidade, da emoção e da psicologia trabalhando aliadas ao comunicar. Utilizo-o para salientar a necessidade de uma formação mais holística, que dê conta de um olhar, um pensar e um fazer mais abrangentes e que agreguem esta complementariedade das áreas aos relacionamentos institucionais, sobretudo quando o objetivo é emocionar.

Obs: Essa reflexão foi inspirada no texto “Que tipo de emoção você quer sentir hoje?”, de Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy.

Referências
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

2 comentários em “Por uma comunicação que emociona”

  1. Acho que nesta questão de sensibilidade as mulheres nos ganham mesmo hahaha. Quando falou do Mario Cortella, lembrei deste vídeo dele > http://www.youtube.com/watch?v=YtOYV8PrjWU

    De uma forma ou outra, o vídeo retrata a emoção daquelas pessoas que estavam trabalhando ali e usaram da sensibilidade delas para resolver o problema.

    Parabéns pelo texto Cinara.

    PS: Nos manda o teu texto que a Mari ficou de enviar. Mnado pro contato@ocappuccino.com

    Mateus
    @ocappuccino

Comente esse post